Kéfera é acusada de rascimo e bate um milhão de acessos em paródia de “Work” da Rihanna


As acusações de racismo e de uso de blackface não botaram areia na paródia de “Work”, da Rihanna, lançada pela vlogueira brasileira Kéfera nesta quarta (13/4). O vídeo da comediante com o namorado bateu a marca de um milhão de acessos em menos de 10 horas no ar. No Youtube, são 382 mil marcações de “gostei” contra 40 mil de “não gostei”. Muitos cantores de verdade gostariam de ter tantas visualizações na estreia de um clipe.
Na paródia, Kéfera faz as vezes de Rihanna, com um figurino e uma peruca imitando a cantora. Já seu namorado, Gustavo Stockler (conhecido como Gusta), está caracterizado como o rapper Drake. Daí, vieram as acusações de blackface. Com menos de uma hora no ar, internautas apontaram o uso do artifício em Gusta, que teria usado uma maquiagem “enegrecedora”. No Snapchat, Kéfera desmentiu: “Não queria falar nada pra galera acusando o Gustavo de blackface, mas Gustavo não passou maquiagem para ficar moreno. Ele é moreno! Colocou barba e peruca. A cor da pele dele é morena mesmo”.
kefera gustavo drake blackface

Em seguida, Kéfera postou fotos do “antes e depois” da caracterização do namorado, mostrando que ele não havia se pintado de negro – ao contrário das acusações. Os fãs da vlogueira, que a defendem com a veemência, dizem que ela é vítima de perseguição. Isso porque, em 2013, ela realmente postou um vídeo fazendo uso do blackface, em um esquete de carnaval, que após a polêmica foi tirado do ar. Desde então, os ativistas estariam de olho nela.
2
O blackface é um tema muito polêmico, e condenado pelo movimento negro como. Antigamente, negros não podiam aparecer no palco ou nas telas, por discriminação. Quando havia um personagem negro na história, ele era interpretado por um branco pintado. Além de impedir que negros trabalhassem como atores, isso reforçava estereótipos, tratando toda uma etnia com escárnio. Por isso, o uso do blackface no século XXI, com toda essa bagagem história, é considerado inconcebível.
Rihanna atualmente é a cantora negra de maior destaque na indústria (Beyoncé é páreo duro, mas não está disputando espaço nas paradas neste momento). A popstar está há oito semanas no topo da Billboard Hot 100 com o single “Work”. Ela já emplacou 14 singles no 1º lugar da parada e, no acumulado, já ficou na liderança o mesmo tempo que os Beatles, perdendo apenas para Mariah Carey, imbatível há anos.

Comentários

Postagens mais visitadas